top of page

Mês de alegria: Setembro é o mês dos Erês, na Umbanda

  • Foto do escritor: Rafaella
    Rafaella
  • 15 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Na Umbanda, setembro é o mês dedicado aos Erês, entidades encantadoras que se apresentam com a energia das crianças. Brincalhões, espontâneos e cheios de alegria, trazem leveza para as giras, ao mesmo tempo em que carregam uma força espiritual enorme, capaz de curar, ensinar e proteger.


Quem são os Erês?

Os Erês são guias espirituais que se manifestam na energia das crianças. Representam a pureza, a esperança e a confiança, mostrando que a espiritualidade pode ser vivida com simplicidade e alegria. Apesar da forma inocente com que se apresentam, são espíritos muito evoluídos, que transmitem seus ensinamentos de maneira descomplicada e amorosa.


A Linha dos Erês na Umbanda


Regida pelo Orixá Ibeji, essa linha representa a alegria e a renovação na Umbanda. Os Erês, ou “as crianças“ como também são chamados, atuam limpando o campo espiritual e trazendo leveza para a vida dos consulentes. Em meio aos doces, balas e brinquedos, realizam trabalhos profundos e possuem imenso poder de cura. A força dos Erês é inquestionável. Como diz o ditado: “O que um Erê faz, ninguém desfaz."


São espontâneos (e imprevisíveis). Alegres, mas podem rapidamente mudar de humor e caírem no choro, principalmente se contrariados. Gostam de simplificar e acham que nós é que temos a tendência de complicar tudo (e estão certos!).


O dia dedicado aos Erês é 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião, santos católicos ligados à infância. Na Umbanda, junto a eles aparece também a figura de Doum que, de acordo com a cultura popular, é tido como o irmão mais novo de Cosme e Damião. Doum simboliza a proteção das crianças mais novas, até 07 anos. Embora sua figura não exista oficialmente no catolicismo, ele está muito presente nos terreiros e nas imagens de devoção, formando o trio que representa a força das crianças nos terreiros.


A importância de celebrar os Erês


Celebrar os Erês é celebrar a criança que existe dentro de cada um de nós. Eles nos lembram de manter a fé pura, o coração aberto e a esperança sempre viva. É tempo de agradecer, brincar, cantar e deixar que essa energia transforme nossa vida!


Que os Erês tragam alegria, saúde e proteção a todos nós! Axé!

5 comentários


Henrick Kanashiro
Henrick Kanashiro
19 de set. de 2025

Muito bom.

Parabéns pelo texto.

Axé!!!!!

Oni beijada.

Curtir

Rafaella Barrera
Rafaella Barrera
17 de set. de 2025

Ansiosa pelo dia 27! Oni Beijada 🩵🩷

Curtir

Ana Luiza Câmara
Ana Luiza Câmara
16 de set. de 2025

Salve as crianças 🩵🩷

Curtir

Adriane Kassa
Adriane Kassa
16 de set. de 2025

Oni beijada 🩷🩵

Curtir

Isabella de Meneses Bettini
Isabella de Meneses Bettini
15 de set. de 2025

Axé!

Curtir
bottom of page