Mês de alegria: Setembro é o mês dos Erês, na Umbanda
- Rafaella

- 15 de set.
- 2 min de leitura

Na Umbanda, setembro é o mês dedicado aos Erês, entidades encantadoras que se apresentam com a energia das crianças. Brincalhões, espontâneos e cheios de alegria, trazem leveza para as giras, ao mesmo tempo em que carregam uma força espiritual enorme, capaz de curar, ensinar e proteger.
Quem são os Erês?
Os Erês são guias espirituais que se manifestam na energia das crianças. Representam a pureza, a esperança e a confiança, mostrando que a espiritualidade pode ser vivida com simplicidade e alegria. Apesar da forma inocente com que se apresentam, são espíritos muito evoluídos, que transmitem seus ensinamentos de maneira descomplicada e amorosa.
A Linha dos Erês na Umbanda
Regida pelo Orixá Ibeji, essa linha representa a alegria e a renovação na Umbanda. Os Erês, ou “as crianças“ como também são chamados, atuam limpando o campo espiritual e trazendo leveza para a vida dos consulentes. Em meio aos doces, balas e brinquedos, realizam trabalhos profundos e possuem imenso poder de cura. A força dos Erês é inquestionável. Como diz o ditado: “O que um Erê faz, ninguém desfaz."
São espontâneos (e imprevisíveis). Alegres, mas podem rapidamente mudar de humor e caírem no choro, principalmente se contrariados. Gostam de simplificar e acham que nós é que temos a tendência de complicar tudo (e estão certos!).
O dia dedicado aos Erês é 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião, santos católicos ligados à infância. Na Umbanda, junto a eles aparece também a figura de Doum que, de acordo com a cultura popular, é tido como o irmão mais novo de Cosme e Damião. Doum simboliza a proteção das crianças mais novas, até 07 anos. Embora sua figura não exista oficialmente no catolicismo, ele está muito presente nos terreiros e nas imagens de devoção, formando o trio que representa a força das crianças nos terreiros.
A importância de celebrar os Erês
Celebrar os Erês é celebrar a criança que existe dentro de cada um de nós. Eles nos lembram de manter a fé pura, o coração aberto e a esperança sempre viva. É tempo de agradecer, brincar, cantar e deixar que essa energia transforme nossa vida!
Que os Erês tragam alegria, saúde e proteção a todos nós! Axé!





Muito bom.
Parabéns pelo texto.
Axé!!!!!
Oni beijada.
Ansiosa pelo dia 27! Oni Beijada 🩵🩷
Salve as crianças 🩵🩷
Oni beijada 🩷🩵
Axé!