A Curimba não é palco. Ogã não é artista. O Sagrado não é show!
- Richard

- 12 de nov.
- 2 min de leitura
Ultimamente temos visto uma triste distorção dentro dos terreiros e casas de Axé: Ogãs e Curimbeiros que esquecem o verdadeiro propósito do toque e da cantiga, transformando o sagrado em espetáculo.
É preciso lembrar: Ogã não é artista.
O Curimbeiro ou Ogã são servidores do Axé. Seu toque é reza, é oferenda, é força que desperta os Orixás, Caboclos, Pretos-velhos e todas as entidades que ali estamos honrando. Cada toque do atabaque carrega um fundamento, força ancestral e deve ser tratado com respeito. Quando o Ogã se deixa levar pela vaidade, pelos aplausos, pela fama ou pelo dinheiro, ele deixa de servir ao Santo e passa a servir ao próprio ego.
O toque não é show! O canto não é palco. O Axé não é vitrine.
Infelizmente, muitos têm esquecido disso. Vemos Curimbeiros e Ogãs tocando em qualquer terreiro sem fundamento, sem preparo e sem a devida autorização espiritual e muitas vezes apenas pensando em retorno monetário.
Cantar os pontos e cantigas sem intenção, e tocar sem firmeza ou sem fundamento é abrir brechas, e brechas dentro do sagrado são perigosas, não só para quem toca, mas para todo o terreiro. É preciso ter responsabilidade.
Ser Ogã é um compromisso de alma.
É estar a serviço do Axé, com humildade, disciplina e respeito.
Não é buscar fama, é sustentar energia.
Não é se exibir, é zelar.
Não é ser visto, é ser firme.
Que cada Ogã se lembre: o atabaque é um altar, e o couro fala com o Orixá. Quando você toca, não é sua mão que fala: é o Sagrado que que faz você de instrumento e vibra Axé através de você.
Que sigamos horando e respeitando o Atabaque!






Faça sua oração
Pois é no axé de suas mãos que o Orixá vai responder
... eu conto com sua firmeza
E sua sabedoria
Pra que eu possa me entregar
Ogã é pai, Ogã é guia!
É quem sustenta o terreiro, na hora da gira!
Ponto do Reginaldo! Perfeito!
Axé!
Precisamos muito de pessoas com consciências e que espalhem informações corretas, com os fundamentos e respeitando. Gratidão por esse texto honrando os fundamentos, salve o atabaque, o ogã , a curimba 🙏🏻🙌🏻
Muito bom! No mundo de hoje é tudo sobre status, e o fundamento fica de lado. É importante sempre lembrar e honrar o Sagrado acima de tudo. Salve o Atabaque, Salve o Couro, Salve todos os Ogãs que sustentam a energia da Gira com respeito e fundamento. Axé!
Muito bom!
Salve o atabaque, salve todos os ogãs!